Nessa idade, todos têm muito claro que e preciso compartilhar a avaliação que realizamos na escola com as valorizações, as observações e os comentários do pai e da mãe em relações ao filho, é essa fase, em que iniciam todos os sentimentos e percepção sobre si mesmo, e muito importante que as visões e valorizações da escola e da família possam ser comentadas e em especial, relativizadas.
Quando
explicamos alguma coisa que seu filho tenha feito, estamos transmitindo
opiniões e valorizações que vigiamos.
Não
se trata, portanto de só transmitir informações da criança, mas também de contrasta com a família o que observamos na escola,
ver o que pensam sobre o que dizemos, por que pensam que a criança se comporta
de determinada maneira na escola e como eles pensam que poderiam ajudar a
criança a avançar em seu desenvolvimento.
Teremos
que contrastar aquilo que a criança faz na escola com aquilo que ela faz em
casa para construirmos uma visão aberta da criança e para juntos, escola e
família aprendermos.
(
baseado no livro aprender e ensinar na educação infantil)
Com
base nessas informações, eu coloquei abaixo uma ficha para apresentar informações
do desenvolvimento dos alunos nos âmbitos
cognitivo e motor para ser apresenta aos pais nas reuniões ,para que eles
estejam sabendo daquilo que seu filho alcançou ,esta alcançando, e no que ainda
não obteve resultado.
A partir dela você e o responsável vão
poder trocar informações e dicas para um melhor desenvolvimento da criança. Mas
se em algum momento o responsável contestar que ,por exemplo, a criança já faz
algo em casa que na ficha esta como “não” explique a ele que aquilo ainda não foi
desenvolvido na creche e procure trocar ideias para que essa habilidade possa
ser desenvolvida por ele na escola. Esse e o momento em que o professor se uni
a família para trazer o crescimento. Devemos
como docentes ter em mente que não somos os detentores de todo o conhecimento
sobre os nossos alunos e que os pais podem e devem participar no processo de
desenvolvimento da criança.
Ficha de desenvolvimento
|
Segmento:
|
Aluno(a):
|
Turma:
|
Diagnostico inicial:
Recomendada para o início do ano letivo, pois
permite conhecer a realidade no qual o processo de ensino-aprendizagem que
vai acontecer.
|
Critérios de
Avaliação
|
1º eixo
|
2º eixo
|
3º eixo
|
4º eixo
|
|
Coordenação Motora Global
Atividades de grandes
grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em
diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação).
Ex: engatinhar, pular,
andar, correr, saltar, rolar, escalar, etc...
|
|||||
1
|
Caminha em cima de riscos
no chão
|
||||
2
|
Corre em espaços amplos com
ritmo lento/rápido.
|
||||
3
|
Sobe e desce escadas, com
apoio, alternando os pés e com ajuda.
|
||||
4
|
Salta com os pés juntos no
mesmo lugar.
|
||||
Coordenação Motora Fina
É responsável pela
capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os
pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam
movimentos mais delicados e bem mais específicos que outros tipos de
coordenação motora. É usada para costurar, escrever, recortar ou até digitar.
|
|||||
1
|
Segura lápis.
|
||||
2
|
Risca formando figuras
soltas.
|
||||
3
|
Rasga papel com os dedos e
faz bolinhas.
|
||||
4
|
Realiza jogos de encaixe /
quebra cabeça simples.
|
||||
5
|
Recorta com tesoura.
|
||||
Esquema Corporal
|
|||||
1
|
Aponta e identifica partes
do corpo.
|
||||
2
|
Desenha a figura humana.
|
||||
3
|
Imita expressões
(feliz,triste).
|
||||
Convívio Social /Adaptação ao meio
|
|||||
1
|
Despe-se e veste-se
sozinho.
|
||||
2
|
Tira e calça meias e sapatos.
|
||||
3
|
Interage com crianças da
mesma idade.
|
||||
4
|
Fica agressivo quando
contrariado.
|
||||
5
|
Brinca em pequenos grupos,
dividindo os brinquedos.
|
||||
Saúde / Higiene
|
|||||
1
|
Adoece com frequência.
|
||||
2
|
Descansa tranquilo durante
o repouso.
|
||||
3
|
Tem apetite.
|
||||
4
|
Realiza hábitos de higiene,
mesmo sem que seja solicitado.
|
||||
5
|
Controla urina e fezes.
|
||||
6
|
Toma banho sozinho.
|
||||
7
|
Se alimenta sem ajuda.
|
||||
Domínio Cognitivo (Linguagem)
Domínio que favorece a
adaptação do indivíduo ao meio em que vive, diz respeito aos aspectos
fonológicos, sintáticos, compreensão, organização gramatical etc...
|
|||||
1
|
Verbaliza seu nome
|
||||
2
|
Relata acontecimentos da
rotina.
|
||||
3
|
Se expressa através de
frases simples.
|
||||
4
|
Usa pronomes eu, meu e teu.
|
||||
5
|
Percebe e compara
quantidade.
|
||||
6
|
Identifica a posição do
objeto no espaço (em cima, em baixo, dentro e fora).
|
||||
7
|
Estabelece relação entre
objetos segundo seus atributos (cor, forma, tamanho).
|
||||
8
|
Identifica a posição do
objeto no espaço (em cima, em baixo, dentro e fora).
|
||||
9
|
Repete histórias contadas,
músicas e versos.
|
||||
10
|
Repete sons onomatopaicos
(voz de animais, máquinas).
|
||||
11
|
Identifica igualdade e
diferença.
|
||||
12
|
Organiza séries de
elementos.
|
||||
13
|
Verbaliza os nomes de seus
familiares.
|
||||
14
|
Reconhece seu nome escrito
|
||||
Legenda
|
Sim quando a criança
corresponder ao que foi questionado.
|
Não quando a criança não
corresponder ao que foi questionado.
|
AV (as vezes) quando a
criança está desenvolvendo aquela habilidade.
|
||
1º eixo
Fevereiro
Março
Abril
|
Data:
|
Educador:
Ass. Do educador aqui.
|
Responsáveis
Ass. Dos pais aqui.
|
||
2º eixo
Maio
Junho
Julho
|
Data:
|
Educadores:
|
Responsáveis
|
||
3º eixo
Agosto
Setembro
|
Data:
|
Educadores:
|
Responsáveis
|
||
4º eixo
Outubro
Novembro
Dezembro
|
Data:
|
Educadores:
|
Responsáveis
|
0 Comentários