Avaliação para compartilhar com a família


Nessa idade, todos têm muito claro que e preciso compartilhar a avaliação que realizamos na escola com as valorizações, as observações e os comentários do pai e da mãe em relações ao filho, é essa fase, em que iniciam todos os sentimentos e percepção sobre si mesmo, e muito importante que as visões e valorizações da escola e da família possam ser comentadas e em especial, relativizadas.
 Quando explicamos alguma coisa que seu filho tenha feito, estamos transmitindo opiniões e valorizações que vigiamos.
 Não se trata, portanto de só transmitir  informações da criança, mas também de   contrasta com a família o que observamos na escola, ver o que pensam sobre o que dizemos, por que pensam que a criança se comporta de determinada maneira na escola e como eles pensam que poderiam ajudar a criança a avançar em seu desenvolvimento.
 Teremos que contrastar aquilo que a criança faz na escola com aquilo que ela faz em casa para construirmos uma visão aberta da criança e para juntos, escola e família aprendermos.
 ( baseado no livro aprender e ensinar na educação infantil)
  Com base nessas informações, eu coloquei abaixo uma ficha para apresentar informações do desenvolvimento dos alunos  nos âmbitos cognitivo e motor para ser apresenta aos pais nas reuniões ,para que eles estejam sabendo daquilo que seu filho alcançou ,esta alcançando, e no que ainda não obteve resultado.
A partir dela você e o responsável vão poder trocar informações e dicas para um melhor desenvolvimento da criança. Mas se em algum momento o responsável contestar que ,por exemplo, a criança já faz algo em casa que na ficha esta como “não” explique a ele que aquilo ainda não foi desenvolvido na creche e procure trocar ideias para que essa habilidade possa ser desenvolvida por ele na escola. Esse e o momento em que o professor se uni a família para trazer o crescimento.  Devemos como docentes ter em mente que não somos os detentores de todo o conhecimento sobre os nossos alunos e que os pais podem e devem participar no processo de desenvolvimento da criança.


Ficha de desenvolvimento
Segmento:
Aluno(a):
Turma:
Diagnostico inicial:
Recomendada para o início do ano letivo, pois permite conhecer a realidade no qual o processo de ensino-aprendizagem que vai acontecer.














                 Critérios de Avaliação
1º eixo
2º eixo
3º eixo
4º eixo

 Coordenação Motora Global
Atividades de grandes grupos musculares com capacidade de execução de diferentes movimentos em diversos segmentos corpóreos ao mesmo tempo (dissociação).
Ex: engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar, etc...




1
Caminha em cima de riscos no chão




2
Corre em espaços amplos com ritmo lento/rápido.




3
Sobe e desce escadas, com apoio, alternando os pés e com ajuda.




4
Salta com os pés juntos no mesmo lugar.





   Coordenação Motora Fina
É responsável pela capacidade que nós temos de usar de forma precisa e mais eficiente os pequenos músculos que estão no nosso corpo, para que assim eles produzam movimentos mais delicados e bem mais específicos que outros tipos de coordenação motora. É usada para costurar, escrever, recortar ou até digitar.




1
Segura lápis.




2
Risca formando figuras soltas.




3
Rasga papel com os dedos e faz bolinhas.




4
Realiza jogos de encaixe / quebra cabeça simples.




5
Recorta com tesoura.





          Esquema Corporal





1
Aponta e identifica partes do corpo.




2
Desenha a figura humana.




3
Imita expressões (feliz,triste).





Convívio Social /Adaptação ao    meio




1
Despe-se e veste-se sozinho.




2
Tira e calça meias e sapatos.




3
Interage com crianças da mesma idade.




4
Fica agressivo quando contrariado.




5
Brinca em pequenos grupos, dividindo os brinquedos.





Saúde / Higiene





1
Adoece com frequência.




2
Descansa tranquilo durante o repouso.




3
Tem apetite.




4
Realiza hábitos de higiene, mesmo sem que seja solicitado.




5
Controla urina e fezes.




6
Toma banho sozinho.




7
Se alimenta sem ajuda.





Domínio Cognitivo (Linguagem)
Domínio que favorece a adaptação do indivíduo ao meio em que vive, diz respeito aos aspectos fonológicos, sintáticos, compreensão, organização gramatical etc...




1
Verbaliza seu nome




2
Relata acontecimentos da rotina.




3
Se expressa através de frases simples.




4
Usa pronomes eu, meu e teu.




5
Percebe e compara quantidade.




6
Identifica a posição do objeto no espaço (em cima, em baixo, dentro e fora).




7
Estabelece relação entre objetos segundo seus atributos (cor, forma, tamanho).




8
Identifica a posição do objeto no espaço (em cima, em baixo, dentro e fora).




9
Repete histórias contadas, músicas e versos.




10
Repete sons onomatopaicos (voz de animais, máquinas).




11
Identifica igualdade e diferença.




12
Organiza séries de elementos.




13
Verbaliza os nomes de seus familiares.




14
Reconhece seu nome escrito





Legenda
Sim quando a criança corresponder ao que foi questionado.
Não quando a criança não corresponder ao que foi questionado.
AV (as vezes) quando a criança está desenvolvendo aquela habilidade.


1º eixo
Fevereiro
Março
Abril
Data:
Educador:
Ass.  Do educador aqui.
Responsáveis
Ass. Dos pais aqui.


2º eixo
Maio
Junho
Julho
Data:
Educadores:
Responsáveis


3º eixo
Agosto
Setembro
Data:
Educadores:
Responsáveis


4º eixo
Outubro
Novembro
Dezembro
Data:
Educadores:
Responsáveis


  espero que seja útil...
   beijos e ate a próxima!  

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